Tudo bem, o carnaval já passou, eu sei... e já ouvi muita gente dizendo que agora o ano pode começar com vontade... mas o cenário da folia ainda me inspira a dialogar sobre os malefícios que determinados ambientes representam para a saúde dos nossos pequenos - e a nossa também (pois todo pai/mãe perde a paz com um filho doente, aborrecido ou inquieto, certo?).
Então, comecemos...
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de um quarto de todos os problemas auditivos no mundo começaram ainda na infância. Isso, em parte, porque nossos pequenos podem ter as células que captam o som (dentro dos ouvidos) danificadas após um forte impacto sonoro (em torno de 140 dB) - como aqueles produzidos pelos fogos de artifício (e essas células não serão regeneradas).
Qualquer som acima de 85 dB(decibéis) pode ser extremamente prejudicial à audição - de crianças e adultos! A diferença é que nós, crescidos, apresentamos zumbidos, desconforto e dor após a exposição ao volume alto e nossas crianças não sabem explicar o que sentem do mesmo jeito... podem parecer interessadas na folia, mas, invariavelmente, apresentarão irritação e mudanças no padrão de sono após a festa, entre outros sintomas!
Você pode perguntar: "É impossível se divertir com meu bebê?"...
Calma nessa hora, há opções adequadas para cada fase da vida! Fiquei animada com um convite de folia que recebi no último carnaval e era especialmente voltado para bebês; já há sessões de cinema específicas para esse público e, na pior da hipóteses, escolha comemorações em ambientes abertos e fique o mais distante possível do palco, da caixa de som, das bombas, sirenes, o que for, ok?
Só para citar, as famosas vuvuzelas - ainda usadas após o gol do nosso time preferido - atingem 140 dB, enquanto o secador amigo do cabelo liso chega aos 90 dB.
Nunca, em hipótese alguma, leve seu bebê para um show em barzinho, boate, qualquer ambiente fechado que seja - e não pense que uma bolinha de algodão em seu ouvido irá evitar a agressão à sua audição, combinado?
O tempo passa muito rápido, o bebê logo crescerá e poderá contar com os cuidados de um parente, amigo ou babá para que você saia com seu amor, desfrute cada data como ela merece e não comprometa a saúde do seu pimpolho - falo com a experiência de criar três pequenos!!!
Coragem, força e muita alegria para você!
Um forte abraço de paz,
Leila
Nenhum comentário:
Postar um comentário